Organização da casa!

Já pensou como seria ótimo chegar em casa e ver tudo organizado?
Para quem trabalha fora é muito difícil...

Já pensou em utilizar os 5 sensos que  o japonês usa? Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Cada palavra dessa tem um significado e uma forma de usar dentro da filosofia.
Seiri é o senso da utilização, Seiton o senso da ordem, Seisou da Limpeza, Seiketsu da saúde e Shitsuke é o senso da autodisciplina.

Primeiro senso: SEIRI, o senso da utilização
Aqui, você vai abrir portas, caixas e gavetas e descobrir o que você anda entulhando dentro de casa, em todos os cômodos. Você vai tirar TUDO que não usa, mesmo que pense em usar isso de alguma forma em algum lugar da casa, é preciso tirar do fundo do armário, senão você esquece e ele vai ficar lá guardado pra sempre. É um momento de desecarte.


5s-seiri-utilizacao

CAIXA DO LIXO: Bem obviamente você vai jogar tudo que for lixo e não precisa mais. Você pode mandar para reciclagem do seu prédio ou deixar para um catador de rua que fará bom proveito dele.
CAIXA DE DOAÇÕES: Sabe aquelas roupas encostadas que não servem, ou que você não gosta mais? Manda tudo pra essa caixa. Quando estiver na cozinha, olhe para aquele monte de potes que você tem e não usa, ou aquela batedeira antiga que você encostou quando comprou uma nova e doe pra alguém.
CAIXA DA SEGUNDA CHANCE: Essa é aquela caixa de coisas que você decidiu que podem ser reaproveitadas, talvez pela sua mãe, pela sua irmã ou para você mesma dar uma segunda chance de uso. Entra aqui aqueles vasos vazios guardados na despensa, garrafas de vinho que você não quer jogar fora, ou tudo que realmente vá usar na segunda chance. Nada de colocar coisas aqui que não serão devidamente aproveitadas, lembre-se: deixar sua casa incrível depende de você e do seu julgamento para essas três caixas.

Comentários

  1. Olá Onira!ApdD!Realmente é muito bom ter tudo organizado...Estas dicas são ótimas...!!!Uma ótima semana ...fique com DEUS! Rosemary!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário