Dieta do chá verde e vermelho

Um autêntico tratamento adelgaçante que associa os benefícios do chá a uma Alimentação equilibrada + . Ajuda a queimar Gorduras + e evita que estas se acumulem.

O chá é um dos aliados mais seguros e eficazes no que diz respeito a perder de peso de forma sustentada. As últimas investigações confirmam que contém uma substância chamada catecol, capaz de aumentar a termogénese no organismo (o gasto calórico durante a digestão) e de evitar que as lipases (enzimas que actuam sobre os lípidos) façam a digestão das gorduras, impedindo-as de serem assimiladas na sua totalidade.

Por um lado ajuda a queimar os depósitos de gordura e, por outro, impede que o nosso corpo acumule mais gordura, ao evitar a sua absorção.

Aliado de uma dieta saudável

Todas a variedades do chá (que são muitas) ajudam a emagrecer. Para além de conter zero calorias, se for ingerido sem açúcar nem leite, ajuda a manter o peso sob controlo, por várias razões:

*
É saciante, pelo que combate a ânsia de comer entre refeições.
*
É diurético e, ao mesmo, garante um adequado fornecimento de líquidos.
*
É um estimulante ligeiro, que ajuda a combater o Cansaço + , e um antídoto totalmente natural contra o mau humor (um problema habitual quando se está de dieta).



Para além disso, o chá proporciona uma série de benefícios adicionais para a saúde:
*

O seu princípio estimulante é a L-teanina, que não é tão agressiva para o nosso sistema nervoso como a Cafeína + , mas ajuda a manter a pessoa em alerta.
*

É rico catequinas, um grupo de polifenóis com uma poderosa capacidade antioxidante que ajuda a proteger as células e os órgãos vitais do efeito nocivo dos Radicais livres + e a reduzir alguns factores de risco associados ao desenvolvimento das Doenças cardiovasculares + e alguns tipos de cancro.
*

Possui ainda outros compostos Antioxidantes + , os Flavonóide + s, que, para além da protecção do organismo contra processos degenerativos, são essenciais para a absorção e metabolismo da Vitamina C + .
*

É rico em vitaminas K, B1, B2 e C, com reconhecidas propriedades antioxidante e de protecção do sistema imunitário.
*

Fornece fluoruro, um composto que ajuda o organismo a obter o Flúor + de que necessita

Verde ou vermelho? Os dois!

Os dois são bons, saudáveis e eficazes no que diz respeito a emagrecer. Cada um tem os seus benefícios, por isso o melhor é combiná-los. Evidentemente, de nada serve a sua acção queima-gorduras se não for acompanhada de uma dieta baixa em calorias e de algum exercício.

A combinação destas variáveis poderá fazer perder mais de um quilo por semana e até cinco quilos num mês. Uma vez alcançado o peso ideal, poderá mantê-lo indefinidamente, se continuar a beber chá e adoptar um estilo de vida saudável.

Chá verde: o estimulante

O chá verde é a variedade menos oxidada e, por isso, conserva intactas todas as suas propriedades saudáveis, em particular, uma maior quantidade de catequinas (fitonutrientes da família dos polifenóis, com uma forte acção antioxidante):

*
Ajuda a emagrecer e, de acordo com estudos asiáticos recentes, está associado à redução da gordura abdominal, uma das formas de Obesidade + mais perigosas e um factor de risco da doença cardíaca e da Diabetes + .
*
Atrasa o Envelhecimento + .
*
Ajuda a prevenir o cancro graças a uma enzima que evita que as células se tornem tumorais.
*
Estimula o metabolismo.
*
Acalma as dores de cabeça.
*
Ajuda a controlar o Colesterol + e limita o risco de enfarte.
*
Previne o aparecimento de Cáries + pelo seu conteúdo em flúor.
*
Fortalece os ossos (também devido ao flúor).



Chá vermelho: o depurador

O chá vermelho (ou Pu-Erh) é obtido de uma segunda oxidação especial das folhas de chá verde, o que as torna mais resistentes e lhes confere novas propriedades saudáveis.

*
Activa o metabolismo do Fígado + , ajudando a que o corpo queime gorduras em vez de armazená-las.
*
Reduz de forma significativa os triglicéridos, os níveis de colesterol mau (LDL + ) e o ácido úrico.
*
Reforça o sistema imunitário e protege o organismo de algumas infecções.
*
Desintoxica o organismo, evitando a retenção de líquidos.
*
Facilita a digestão.



Sabia que O consumo regular de chá verde com um teor mais elevado de catequinas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, ao mesmo tempo que reduz o Risco cardiovascular + . Fonte: Estudo coordenado pelo investigador japonês Tomonori Nagao (publicado em Junho de 2007, na revista Obesity).

Regras para a dieta funcionar:

*
Não deve seguir a dieta durante mais de um mês, mas pode repeti-la quando quiser, desde que faça uma pausa de três dias a uma semana entre ciclos de dieta.
*
Beba, no mínimo, um litro e meio de água por dia.
*
Tome três chávenas de chá por dia, sem leite nem açúcar (pode substituir por adoçante sem calorias). Após perder o peso desejado, reduza a quantidade diária para três chávenas.
*
Combine as infusões de chá verde e vermelho. Para completar as 5 chávenas por dia, termine o almoço e o jantar com chá, reservando o vermelho para estas ocasiões.
*
O exercício moderado é o melhor aliado para ajudar a emagrecer. Caminhe uma hora todos os dias.
*
Coma devagar e beba lentamente.

A dieta do chá, dia-a-dia

Segunda-feira



Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral torrado + 1 quivi + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas simples.
Almoço: 2 postas de pescada grelhadas + alcachofras grelhadas ou outra verdura (com 2 colheres de Azeite + ) + 2 colheres de sopa de arroz + 2 quivis + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com queijo fresco.
Jantar: 1 prato de feijão verde cozido (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + 1 lata de atum ao natural + 1 taça de morangos ou outra fruta + 1 chávena de chá vermelho.


Terça-feira



Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral torrado + 1 porção de queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 a 3 bolachas Maria ou torrada.
Almoço: 2 postas de peixe branco cozido (com uma colher de azeite) + 1 lata de espargos brancos ou verdes + 1 batata pequena + 2 laranjas + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com compota light.
Jantar: Salada de alface, tomate, cebola, pepino e 1 ovo cozido (com uma colher de azeite e limão) + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.


Quarta-feira


Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral ou 3 colh. de sopa de cereais + 1 quivi + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas.
Almoço: Peixe no forno (com uma colher de azeite) + espargos (com uma colher de maionese light) + 2 batatas assadas+ 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com fiambre de frango.
Jantar: Creme de courgete + tortilha com 1 ovo (com uma colher de azeite) + 2 rodelas de ananás natural + 1 chávena de chá vermelho.

Quinta-feira



Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 quivi + queijo fresco + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas de pão de mistura.
Almoço: 1 bife de frango grelhado + feijão verde cozido (com uma colher de azeite e vinagre de maçã) + 2 colh. de sopa de arroz de cenoura + 1 taça de morangos ou outra fruta + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com requeijão.
Jantar: Salada de alface, tomate, cebola, pepino e espargos (com uma colher de azeite e limão) + 1 maçã e 1 pêra + 1 chávena de chá vermelho.

Sexta-feira



Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 a 3 bolachas tipo Maria ou torrada.
Almoço: 1 bife de vitela grelhado + salada de alface, tomate, cebola e espargos (com 2 colheres de azeite e vinagre de maçã) + 2 colh. de sopa de massa + 1 pêssego e 1 maçã + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com compota light.
Jantar: Lombo de Bacalhau + cozido (ou outro peixe) + pimentos Assados + ou outras verduras (com uma colher de azeite e vinagre) + 1 quivi + 1 chávena de chá vermelho.


Sábado


Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 porção de queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas simples.
Almoço: Salada mista com ovo cozido, 1 lata de atum ao natural, alface, tomate, cebola e espargos (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + queijo fresco magro + 1 colh. de sopa de arroz branco + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com queijo fresco.
Jantar: Peixe branco cozido (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + beringelas grelhadas (ou qualquer outra verdura) + 1 taça de morangos ou 2 laranjas + 1 chávena de chá vermelho.


Domingo



Pequeno-almoço: 1 chávena de chá vermelho + 1 fatia de pão integral + 1 quivi + 1 iogurte natural magro.
Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 1 fatia de pão de mistura (fininha).
Almoço: 1 porção de mexilhões com limão (ou qualquer outro peixe) + feijão verde cozido (com 1 colher de azeite) + 2 fatias de pão torrado + 2 rodelas de ananás natural + 1 chávena de chá vermelho.
Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com requeijão.
Jantar: Salada de alface, tomate, cebola e espargos (com 1 colher de azeite e limão) + 1 tortilha de cogumelos + 2 quivis + 1 chávena de chá vermelho.


Todos os dias...



Inicie o almoço e o jantar com um prato de sopa de legumes sem batata, sem massa e sem arroz.

Faça uma ceia, que pode ser um iogurte magro ou 1 peça de fruta ou 1 copo de leite magro com 1 tosta ou 2 bolachas tipo Maria ou torrada.

Revisão científica: Dra. Marisa Costa (dietista no Hospital de S. João, no Porto)

fonte: http://www.saudinha.com

Comentários