Como organizar armários

1. Antes de começar, separe roupas e sapatos de estação, que você tem certeza que não irá usar agora e guarde-as em sacos de lixo escuro até a próxima temporada. Para as peças de lã e seda, faça furinhos no saco, elas precisam respirar. Esteja certa de que as peças estão limpas. Não guarde peças que foram usadas sem lavar, pois podem se danificar.

2. Porque saco de lixo escuro? Eles impedem a ação da luz e mantém suas roupas protegidas de se tornarem amarelas ou mofarem, por estarem guardadas. No inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves e roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros, luvas, etc.

3. Com isso você ganha espaço para organizar melhor as roupas que está usando e as que eventualmente vier a comprar. Você pode guardá-las também num maleiro.

4. Na hora de pendurar as peças no armário, separe por cores e tipos. Ternos, saias, calças, blusas. Comece da direita para esquerda pela cor mais escura e vá até a mais clara. A primeira cor deve ser o preto, a seguir azul, verde, roxo, vermelho, rosa, laranja, amarelo, creme, branco.

5. O primeiro passo é liberar espaço. Uma vez por ano, revise as roupas e doe o que não usa mais.

6. Vestidos de festa de musselina serão dobrados e envoltos em papel de seda e colocados em caixas com identificação. Pendurado, o tecido cede e ganha marcas.

7. Em cada arara, ficará cabides iguais e roupas do mesmo tipo. As blusas finas, que costumam deslizar e cair, ganham cabides revestidos de silicone (Etna).

8. Calças jeans serão separadas das demais.

9. Embalagens de plástico e tecido garantem a ventilação e protegem as malhas brancas, mais sujeitas à poeira.

10. Malhas e camisetas empilhadas serão agrupadas por cor. Elas também podem ser enroladas e guardadas em gavetas.

11. Os cintos não devem ser guardados enrolados para que não se danifiquem e fiquem marcados, principalmente se eles forem de couro. Ele devem ser pendurados.

12. Saias e bermudas serão penduradas em cabides com presilhas. Uma proteção de silicone no prendedor evita vincos nos tecidos.

13. Para os sapatos, será adotada a separação por tipo: saltos com saltos, rasteiras com rasteiras e assim por diante.

14. As divisórias de plástico, pvc, papelão, madeiras entre outras, estão disponíveis em diversas medidas e se adaptam a diferentes gavetas ou módulos. Sempre é bom ter um lugar específico para deixar passaporte, relógios, máquina fotográfica ou qualquer outro acessório. Ou seja, tudo o que você quer encontrar rapidamente quando precisa.

15. Além de facilitar a rotina, o jeito certo de guardar prolonga a vida das roupas. Um exemplo: os sutiãs de bojo perdem a forma quando dobrados. Se tiver espaço na gaveta, encaixe um no outro.

16. As roupas precisam ventilar, senão mofam. Por isso, evite entulhar o armário, pois isso prejudica a circulação de ar, e, para as miudezas, prefira caixas de plástico com perfurações, que armazenam cachecóis entre outros acessórios.

17. Evite cobrir casacos e vestidos com capas feitas inteiramente de plástico. Opte por protetores que mesclam plástico e tecido, especialmente para peças de couro, que necessitam respirar.

18. Por fim, para ter um móvel de visual ordenado, invista em cabides iguais na mesma arara. É importante ainda selecionar o modelo adequado ao tipo de roupa. Em geral, usa-se um cabide estruturado para casacos e blazers e outro mais simples para as demais peças.

Espero que tenham gostado e se quiserem saber mais sobre o assunto, entrem no meu blog pois não postei a matéria toda.

Chris

Blog: http://decorartebrum.blogspot.com

Categor

Comentários

  1. Este post traz recomendações que já vi em outros blogs, mas não identifiquei o autor(a), mas respeitosamente quero discordar da dica de usar saco de lixo preto para guardar roupas. Por dois motivos: primeiro - nunca usar sacos plásticos para guardar roupas - mesmo com furinhos eles criam mofo e o segundo motivo é que sacos de lixo pretos são feitos de resíduos de petróleo, o que deixa a roupa impregnada com um cheiro difícil de tirar.
    Dar a preferência ao TNT, uma solução de baixo custo e que deixará o armário muito mais apresentável do que empilhar sacos de lixo.

    ResponderExcluir
  2. As criticas são bem vindas, ainda mais de alguém experiente, agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário